A Gráficaonlinefacil, melhor gráfica do Brasil, garante plena qualidade em todos os processos de sua responsabilidade, desde o sistema de compra online à produção dos materiais impressos,siga os critérios apresentados neste termo, bem como as regras expressas no manual de normas e procedimentos sejam seguidas adequadamente. Ademais, todas as informações relacionadas a cada um dos serviços prestados pela Gráficaonlinefacil estão descritas neste termo.
PRAZOS
Os prazos estipulados neste termo são estimativas, ou seja, são apresentados com base nos períodos normalmente administrados nas operações da empresa. Desta maneira, pode haver diferença entre os prazos apresentados ao comprador na previsão de entrega e os que ocorrerão efetivamente.
- Há quatro variáveis que compõem o período entre a compra e a entrega de um pedido.
a) Pagamento: o pedido depende da aprovação financeira para entrar em produção.
b) o cliente não contratando a checagem de arquivo, seu arquivo irá ser rodado como está, podendo sair com erros, alterações de cores etc.. Sendo assim, é possível que, mesmo com a confirmação de pagamento, o material não passe a ser produzido imediatamente, pois pode haver erros que deverão ser corrigidos pelo cliente caso ele não contrate nossos serviços de criação. Caso tenha dúvidas sobre a qualidade do seu arquivo marque a opção "checagem de arquivos " quanto estiver efetuando seu pedido. Caso alguma falha oriunda do arquivo/pedido passe pelo departamento de Arte-final, tais como: Troca de Fontes, Formato, Perfil de Cores, alinhamento de máscara ou do verso, e outros, e o comprador não tenha marcado a opção "chegagem de arquivos" a gráficaonlinefacil se exima de quaisquer responsabilidade, pois o comprador entende e assume, total responsabilidade sobre o pedido realizado.
Atenção: Caso haja reprovação do seu arquivo, a checagem de arquivos do nosso sistema não inclui a correção e sim a verificação, cabendo ao cliente a correção do seu arquivo, com isso podendo atrasar a produção do mesmo, até que seja corrigido, ou que o cliente assuma o risco do arquivo ser rodado ou produzido desta forma mesmo com erros detectados por nossos colaboradores.
c) Produção: Após a confirmação financeira e aprovação do(s) arquivo(s) enviado(s), o pedido entrará em produção. O prazo de produção é variável de acordo com o produto adquirido. Para mais informações sobre prazos de produção, verifique o tópico “Prazos de produção” deste termo. Cada produto possui um prazo de produção que está ligado intrinsicamente a sua complexidade e a sua demanda.
d) Entrega: o cálculo do prazo de entrega varia de acordo com a modalidade de entrega escolhido no momento da compra.
PRAZOS FINANCEIROS
- Depósitos realizados em agências bancárias podem demorar até três horas para serem confirmados, devido aos períodos de compensação bancária. Por isso, opte por efetuar depósitos com antecedência, uma vez que o processo de produção é iniciado somente após a aprovação financeira.
- Para pedidos com pagamento efetuado de segunda a sexta após as 18h, o prazo de produção começará a ser contado a partir do dia útil seguinte, Por outro lado, pedidos que tenham seus pagamentos aprovados em dias úteis até as 17:00h e cujo(s) arquivo(s) tenham sido aprovados pelo departamento de Arte-final entram em produção imediatamente após a compensação do pagamento. Isso porque o departamento financeiro atua na empresa até as 17:00.
- Para pagamentos via depósito bancário, a operação deverá ser efetuada no valor exato correspondente ao total do pedido, facilitando a identificação do pagamento e agilizando a liberação dos pedidos para a produção.
- Não é permitido agrupar pagamentos de pedidos em um único depósito, pois essa prática pode gerar transtornos e atrasos na liberação financeira do pedido.
- Pagamentos realizados por boleto bancário podem demorar até três dias úteis para serem confirmados.
- A confirmação de pagamentos obedecerá os seguintes prazos, de acordo com a modalidade escolhida pelo comprador:
– Depósito bancário: até 72h após envio do comprovante para confirmação de recebimento e início da produção* nos casos de pagamentos em caixas eletrônicos, e até 3h em casos de pagamento na boca do caixa.
– Transferência bancária: quando o comprador utilizar o mesmo banco que o da conta bancária a ser feito a transferência, até 3h após o envio do comprovante para confirmação de recebimento e início da produção*. Caso o revendedor faça a transferência entre bancos diferentes, os prazos são os seguintes:
DOC: de 24h a 72h após o envio do comprovante;
TED: até 3h após o envio do comprovante.
PIX:até 3h após o envio do comprovante.
– Boleto: 72h para confirmação de recebimento e início da produção*. Não há necessidade do envio de comprovante.
– Cartão de crédito: liberação e início da produção imediatos*;
Atenção: Ao optar pelo pagamento em cartão de crédito é possível optar pelo parcelamento.
* O início da produção acontecerá logo após a confirmação do pagamento somente se os arquivos enviados estiverem isentos de erros.
O envio do comprovante (obrigatório nas modalidades depósito ou transferência bancária) pode ser feito logo ao finalizar o pedido, ou clicando em “Meus Pedidos” e em seguida acessando o número do pedido em questão. Na próxima página a ser aberta haverá o campo específico para envio de comprovantes.
Em casos relacionados a estornos e devolução ou liberação de créditos ao COMPRADOR após aprovação da gerência, o prazo para análise do setor financeiro é de 3 a 5 dias úteis.
PRAZOS DE PRODUÇÃO
- O prazo de produção de cada produto disponível na loja está especificado na página referente ao item em questão.
- Em pedidos com mais de um item, o prazo total de produção referente ao pedido é determinado de acordo com o item com maior tempo de produção. Sendo assim, se houver maior urgência para o recebimento de um determinado material, é recomendado que o comprador compre o item em um pedido separadamente dos outros itens que demandam maior prazo de produção, a fim de agilizar o recebimento do produto.
- No caso de imprevistos com a produção, a graficaonlinefacil se reserva o direito de desmembrar ou não o pedido, para não comprometer materiais com prazos mais curtos.
- Cada acabamento adicional acrescentado a um produto demanda 1 dia útil a mais de produção.
- A partir do momento em que o departamento de Arte-final solicitar correções em um arquivo enviado pelo comprador, o item pode permanecer por até 45 dias em status de análise, aguardando retorno por parte do comprador. Vencido esse prazo, o item será cancelado.
- Os prazos de produção serão recalculados nos seguintes casos:
• Ocorrência de pendências relacionadas ao processo de compra;
• Envio de arquivos com problema;
• Eventuais erros de produção detectados pela equipe de Controle de Qualidade.
CONTESTAÇÃO
- Caso constate problemas relacionados à impressão, o comprador deverá abrir uma solicitação de contestação (por mensagem via site, telefone ou whatsapp da gráficaonlinefacil) no prazo de até 15 dias corridos após o recebimento do material*. A partir daí será aberto um processo de contestação, cujo objetivo é identificar se houve falha na produção.
O comprador poderá acompanhar o processo de contestação acessando a área “Meus Pedidos” pelo site da graficaonlinefacil Assim que aberto o processo, o comprador deverá, no prazo de até 7 dias corridos, acessar o item do pedido no qual houve problemas, descrever a situação na área indicada e anexar uma ou mais fotos com ao menos 15 unidades (lado a lado) do produto para conferência.
* Quando a modalidade de entrega escolhida for balcão de retirada, o prazo (de 15 dias corridos) para abertura da solicitação de contestação será contado a partir da chegada do pedido no balcão.
- Após a anexação das informações e fotos, a graficaonlinefacil terá o prazo de três dias úteis para retornar ao comprador.
- Podem ser solicitadas novas fotos ou até um vídeo curto para melhor análise. Em ocasiões dessa natureza, será feito contato com o comprador por telefone ou por mensagem interna no site.
- Caso não seja possível identificar o erro pelo envio de foto – como no caso de erro em gramatura, por exemplo -, será necessário o reenvio dos produtos (somente o item, dentro de um pedido, que apresentou erro). Nessas ocasiões, todos os custos referentes ao envio serão de responsabilidade do comprador.
- Caso o comprador não retorne as mensagens ou não realize os procedimentos solicitados em até 7 dias corridos, o pedido de contestação será automaticamente expirado.
- É imprescindível que o comprador mantenha o material consigo até a finalização do processo de contestação.
CANCELAMENTO DE PEDIDOS E/OU ITENS
- O cancelamento de um pedido ou de um ou mais itens de um pedido pode ser realizado pelo próprio comprador pelo sistema da gráficaonlinefacil (acessando a área “Meus pedidos” e em seguida selecionando o número do pedido em questão), desde que o pedido e/ou item ainda não esteja em produção. É possível também realizar um cancelamento entrando em contato pelos canais de atendimento.
- Não é possível efetuar cancelamento de pedidos ou itens que já estejam em processo de produção.
- Para cancelamentos efetuados antes de o pedido e/ou item entrar em processo de produção, será realizada a devolução dos valores referentes ao valor total do pedido ou item, incluindo valores de transporte, quando houver pagamento deste, através de crédito para futuras compras.
- Quando for adquirido o serviço de Checagem de arquivos, havendo cancelamento, os valores referentes a esse serviço não serão devolvidos.
- A devolução dos valores em créditos para futuras compras podem ocorrer em até 3 dias após o cancelamento dos pedidos.
REPRODUÇÃO
- A graficvaonlinefacil se reserva o direito de reproduzir materiais sempre que for constatado, pela equipe de Controle de Qualidade, qualquer erro que comprometa a qualidade dos materiais produzidos na empresa. Em ocasiões dessa natureza, os prazos de produção serão reiniciados.
- Quando for iniciada a reprodução de um item, seu status no site ficará como “Reprodução”.
- Quando houver divergências constatadas pelo revendedor no ato do recebimento do material, estas devem ser tratadas pelos canais de atendimento oficiais (telefone, whatsapp ou mensagem via site), sendo analisadas pela equipe de atendimento o comprador por meio do processo de contestação (ver item sobre Contestação). A partir do processo de contestação, a reprodução do item ou do pedido será deferida ou indeferida.
RESPONSABILIDADES DO COMPRADOR
São responsabilidades do COMPRADOR:
- Efetuar o download do gabarito referente ao produto que irá adquirir e respeitar as instruções do ficheiro e da área de instruções do site durante a criação da arte gráfica. O download do gabarito deve ser feito antes da criação da arte gráfica ser iniciada para que o arquivo seja utilizado durante todo processo de criação.
Atenção: antes da exportação do(s) arquivo(s) é imprescindível que o modelo exemplar seja apagado para que essas informações não apareçam depois no produto impresso.
- Enviar os arquivos segundo os padrões de produção da gráficaonlinefacil. Fazem parte desses padrões: modo de cor sempre em CMYK, contornos, imagens bitmap e preenchimentos com texturas em CMYK, fontes convertidas em curvas, efeitos separados, agrupados com o fundo e convertido em bitmap CMYK, abstenção do uso de preto carregado e quaisquer outros critérios indicados na área específica de instruções do site da empresa.
- Enviar o comprovante de pagamento através do sistema quando a opção escolhida for depósito ou transferência bancária a fim de evitar atrasos no início da produção do pedido.
- Corrigir os erros indicados pelo setor de Arte-final (nos arquivos enviados) sempre que for necessário.
- Verificar os materiais impressos no ato do recebimento em busca de avarias.
a) Caso estas sejam constatadas em entregas realizadas em balcões de retirada ou quando a entrega for efetuada pela nossa própria logística e não por terceiros, o comprador deverá realizar ressalva na minuta do recebimento.
b) Para outras modalidades de transporte, a ressalva deverá ser realizada diretamente com o responsável pela entrega.
Em ambos os casos, é de responsabilidade do revendedor comunicar o ocorrido Graficonauta para que sejam tomadas as devidas providências.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Variação de quantidade: poderá haver variações na quantidade de unidades dos produtos contratados. Essas variações se limitam a 10% (para mais ou para menos). Na compra de um milheiro de cartões de visita, por exemplo, a entrega de um número entre 900 e 1.100 unidades está adequada aos processo da empresa. A gráficaonlinefacil fica isenta de responsabilidade em variações dessa natureza. Se por mortivo estranho de qualquer natureza houver uma variação superior ao limite de 10%, nos reservamos o direito de dar o desconto proporcional a quantidade faltante, ou efetuar a cobrança do serviço adicional mediante aprovação do comprador.
- Fidelidade de cor: no processo gráfico da gráficaonlinefacil não há provas de cor. Sendo assim, poderá haver variações na produção dos materiais, não sendo possível a empresa garantir a exata fidelidade de cores entre a arte gráfica enviada pelo comprador e o resultado final da produção.
- Variação de corte: em todos os impressos pode haver pequenas variações (em milímetros) na área de corte do material (variação natural em produção gráfica). Embora seja possível minimizar essa situação observando as indicações de margem de segurança, área de corte e sangria os produtos estarão sujeitos a essas pequenas variações.
- Os arquivos enviados pelo site permanecem por 30 dias nos servidores da gráficaonlinefacil e, durante esse período, estarão disponíveis para download e conferência por parte do comprador.
- Arquivos que tenham passado pela "Checagem de Arquivos" e permaneçam com o status de “Aguardando Aprovação” por um período superior a 30 dias serão automaticamente expirados, e o valor pago pelos produtos do pedido será devolvido na forma de créditos para futuras compras, no entanto o valor do serviço de Checagem de Arquivos não será devolvido, uma vez que o serviço de verificação já terá sido executado.
- Sempre que for identificado qualquer problema no arquivo enviado, o departamento de Arte-final da empresa informará o comprador por meio de ligação telefônica, mensagem via whatsapp ou do sistema interno de mensagens a fim de que sejam feitas as correções e o arquivo seja reenviado.
- Após eventuais reclamações por parte do comprador, gráficaonlinefacil terá o prazo de 3 dias úteis para retorno.
- Após chegar no balcão de retirada, o produto permanecerá disponível para retirada por 30 dias corridos. Após esse prazo, o produto será descartado, não havendo possibilidade de reembolso.
- A Gráficaonlinefacil realiza orçamentos de serviços específicos apenas para compradores cadastrados.
- Os preços praticados pela Gráficaonlinefacil encontram-se no site da empresa na área restrita, acessível apenas para compradores devidamente cadastrados, a Gráficaonlinefacil não divulga seus valores.
- Pode haver alterações nos preços praticados sem aviso prévio, devido a instabilidades económicas e/ou aumento de insumos, tributações, inflação e etc.
- Cabe à Gráficaonlinefacil garantir exclusivamente os procedimentos de produção e inserção de coberturas e acabamentos realizados. No entanto, em casos em que o comprador realize alterações posteriormente nos produtos adquiridos (como inserção de acabamentos adicionais ou reimpressões), o próprio comprador passará a ser inteiramente responsável pela qualidade do produto.